O Aeroporto Internacional de Guarulhos é o recordista mundial em apreensão de entorpecentes.
Apenas nos dez primeiros meses deste ano, a Polícia Federal (PF) que atua no maior terminal do país capturou uma tonelada de cocaína. No total, 152 traficantes foram presos em Cumbica.
Dos criminosos detidos, 85% são estrangeiros, que usam o Brasil como rota para exportar a droga produzida no Peru, Bolívia e Colômbia para a Europa.
Já no ano passado, 320 pessoas foram detidas no aeroporto ao tentar entrar ou sair do Brasil com entorpecentes, conforme dados da PF. A maioria também estrangeiros e grande parte das drogas se tratam da cocaína.
No combate ao crime, são usados cães farejadores, aparelhos de raio-x, agentes à paisana e equipamentos de alta geração. O terminal de Guarulhos é o único do Brasil que possui um scanner corporal que identifica a existência de substâncias ilícitas escondidas no corpo dos passageiros.
A ação é realizada na tentativa de embarque dos passageiros para fora do País.
Tida como referência no combate ao tráfico de drogas, a Polícia Federal do aeroporto lançou o Programa de Cooperação Internacional em Aeroportos (Intercops), em parceria com policiais de outros 12 países.
O objetivo da iniciativa é o aperfeiçoamento dos profissionais e a troca de experiências que vão intensificar os trabalhos contra o crime organizado no país.
Fonte: Guarulhos Hoje