A Prefeitura de Guarulhos irá receber um financiamento de R$ 45 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a modernização da segurança pública municipal a partir de iniciativas multidisciplinares que objetivam reduzir a criminalidade, com abordagens baseadas em evidências científicas, minimizar vulnerabilidades sociais e fortalecer a proteção da população.
As diretrizes foram criadas após uma série de reuniões realizadas em 2021 com o intuito de estudar concepções de especialistas de renome e promover a estruturação de métodos capazes de otimizar o trabalho das equipes de segurança municipal.
O prefeito de Guarulhos, Guti, enalteceu o estudo minucioso na formulação do projeto e ressaltou que acredita que a integração entre os órgãos é fundamental para impactar positivamente a vida de pessoas em realidades sociais vulneráveis à violência e à criminalidade.
“A questão socioeconômica está muito presente na proposta que apresentamos para receber esse recurso. Com metodologias que são comprovadamente redutoras do ingresso de jovens na criminalidade, buscaremos prevenir a evasão escolar e otimizar programas culturais e de capacitação em regiões periféricas. Esses são alguns pontos priorizados no projeto”, explicou o prefeito.
A cidade contará com investimentos em seis iniciativas que irão colaborar com a conquista dos objetivos do projeto: otimização da capacidade de gestão da segurança pública do município; fortalecimento administrativo e operacional da Guarda Civil Municipal (GCM); implantação do Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI); criação do Observatório da Segurança Municipal; modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag); e aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens.
Além disso, a proposta prevê alternativas para o enfrentamento da violência contra a mulher, que será um foco importante durante os trabalhos. “Nesse combate iremos fortalecer a independência da mulher em diversos setores, como o econômico e o emocional, e encorajar as vítimas a buscarem programas de acolhimento e aconselhamento. Guarulhos tem iniciativas relevantes nessa área”, completou Guti.
O projeto faz parte da Iniciativa Município Seguro, atuação piloto do BNDES em parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, focada no intercâmbio de conhecimento e fortalecimento das capacidades dos entes públicos.