A taxa na incidência de raios que atinge Guarulhos apresentou uma um aumento de 10% neste ano, na comparação com 2014. De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre os dias 01 de janeiro até às 12h de 08 de setembro de 2015, a cidade foi atingida por 4.129 descargas atmosféricas. Já no mesmo período do ano passado, foram registradas 3.774 quedas de raios.
Quando divido o número de descargas atmosféricas entre os 251 dias relatados no levantamento do Elat, a conclusão é uma incidência de 16 raios por dia em Guarulhos. Apesar da alta na comparação entre os dois períodos, Guarulhos desceu uma posição no ranking estadual das cidades com maior densidade de raios. O município que no ano passado ocupava a 10ª colocação, hoje, está na 11ª. Já no ranking nacional, a cidade está 358ª posição da lista.
Em comparação com outros grandes municípios do estado, Guarulhos está a frente da capital (47ª posição), Osasco (35ª), Campinas (94ª) e São Bernardo do Campo (271ª).
O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, com 50 milhões de descargas atmosféricas por ano. O verão é a estação do ano que registra o maior número de raios. Uma pesquisa do Elat sobre mortes por raios apontou que no verão 2015 foram registrados 32 mortes, contra 38 no verão de 2014 e 27 no verão de 2013.
Neste mês, o Inpe lançou um serviço inédito de previsão de raios para o país. Através dele será possível prever a incidência de descargas atmosféricas com antecedência de 24 horas. O sistema desenvolvido Elat estará disponível no próximo verão para uso dos veículos de comunicação de todo o país, assim como ocorre com a previsão do tempo.
Fonte: Guarulhos Hoje