O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a porta de entrada para obtenção do Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica (desconto na conta de energia), da Carteira do Idoso (gratuidade e descontos em passagens interestaduais de ônibus), do Id Jovem (Identidade Jovem para meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos), entre outros benefícios sociais. Para se inscrever, é necessário agendar o atendimento com antecedência via e-mail ([email protected]), telefone (2408-7020), Facebook (www.facebook.com/sdasgru/) ou WhatsApp (99668-4812 / 94144-8095 / 94484-5506).
Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Central do CadÚnico (Jardim Bom Clima), na Tenda do Busca Ativa (Taboão), no CadMóvel “Casa do Futuro” (atualmente no CEU Pimentas) ou nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza que os governos federal, estaduais e municipais usam para adoção de políticas públicas capazes de promover a melhora da vida dessas pessoas. Devem se inscrever no Cadastro Único as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que recebem até três salários mínimos de renda mensal total.
Para que a família possa ser cadastrada é importante ter uma pessoa responsável por ela para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa, de preferência uma mulher, deve fazer parte da família, morar na mesma casa, ter pelo menos 16 anos e apresentar CPF ou Título de Eleitor. Todas as pessoas da família devem apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. É necessário levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz.
No caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos acima, não necessariamente CPF ou Título de Eleitor.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social alerta que, após ser feita a inscrição no CadÚnico, é importante manter sempre os dados atualizados para que não haja suspensão de benefícios.
Serviço
Agendamento para atendimento do CadÚnico
E-mail [email protected]
Telefone: 2408-7020
Facebook: https://www.facebook.com/sdasgru/
WhatsApp: 99668-4812 / 94144-8095 / 94484-5506
Os atendimentos com agendamentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nos seguintes locais:
Central do CadÚnico – avenida Bom Clima, 425, Jardim Bom Clima
Tenda do Busca Ativa – rua Adolfo Noronha, s/nº, Jardim Santa Inês, Taboão (aos fundos do Restaurante Popular Coma Bem Josué de Castro)
CadMóvel “Casa do Futuro” – estrada do Caminho Velho, 351, Pimentas (CEU Pimentas)