Como parte da programação dos dez anos da Escola Viva de Artes Cênicas, mantida pela Secretaria de Cultura, tem início hoje, às 19h, o projeto Leituras Dramáticas, na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua João Gonçalves, 439, Centro).
Gratuitas, as leituras são abertas a quem se interessar. Idealizado pelo ator Sandro Coimbra, o projeto contará, nesta terça, com a leitura de Casa de Bonecas, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. O encontro terá mediação de Rodrigo Morais Leite e coordenação de Ana Maria Quintal e Simone Carleto. Após a leitura haverá exposição teórica e um bate- -papo com os participantes. Na ocasião, também haverá a entrega de certificado de conclusão de curso aos os alunos da Turma IV de Teatro da Escola Viva.
“Este primeiro encontro, dos vários que teremos, terá participação dos alunos da Turma V de teatro. Nossa intenção é de que, nos próximos, pessoas de outros grupos teatrais façam as leituras dramáticas. Queremos uma troca de experiências e que a comunidade se integre mais à escola”, comenta a coordenadora da Escola Viva de Artes Cênicas, Simone Carleto.
Programação e Participação
O Leituras Dramáticas vai acontecer uma vez por mês até novembro e prevê a abordagem à obra de Eurípedes (As Troianas, em 30 de junho), Shakespeare (Hamlet, 28 de julho); Nelson Rodrigues (Senhora dos Afogados, 18 de agosto); Anton Tchekov (A Gaivota, 22 de setembro); Oswald de Andrade (O Rei da Vela, 27 de outubro) e Bertolt Brecht (Aquele que diz sim, aquele que diz não, 24 de novembro).
Programação e Participação de Atores e atrizes, bem como diretores e pesquisadores teatrais interessados em participar das leituras, podem comparecer à Escola Viva de Artes Cênicas, às sextas-feiras, a partir das 19h, no Teatro Padre Bento (Rua Francisco Foot, 3) ou enviar e-mail para [email protected]
Fonte: Folha Metropolitana