Desde 2004, a Justiça Eleitoral realiza uma campanha que incentiva os eleitores a se cadastrar para trabalhar como mesários de forma voluntária nas eleições. Para o próximo pleito, que ocorre em outubro, Guarulhos recebeu um total de 4.729 pedidos de inscrição para mesário voluntário, sendo que 4.086 dos inscritos foram aceitos e trabalharão.
Este número representa pouco mais de 30% do total de mesários que trabalharão este ano, pois serão convocados 12.955 ao todo, 11.830 ficarão nas mesas receptoras de votos e 1.125 nas mesas de justificativa. Os números ainda não estão fechados, pois algumas nomeações ainda estão ocorrendo.
As pessoas que querem trabalhar voluntariamente como mesários, podem se inscrever pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ou pessoalmente no cartório eleitoral onde está cadastrado. O nome do eleitor interessado passará a fazer parte da listagem e, quando houver necessidade, será convocado. Qualquer eleitor com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesário.
Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau, além do cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; pertencentes ao serviço eleitoral; menores de 18 anos; e os ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais.
Fonte: Guarulhos Hoje