Uma das importantes marcas da cidade na luta contra a discriminação racial, a tradicional Marcha da Consciência Negra acontece neste domingo (20) e espera mobilizar 3 mil pessoas para defender o tema deste ano “Guarulhos contra o Racismo: Nenhum Direito a Menos”.
A Marcha sairá às 9h da praça dos Estudantes, no Marco da Consciência Negra, que fica na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima, próximo à Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, no Centro.
Ainda no domingo, às 18 horas, o Coral Cultura, mantido pelo Conservatório Municipal, se apresenta no Teatro Adamastor Centro, sob regência da maestrina Déborah Rossi, em uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. No repertório, músicas africanas e indígenas.
A atividade faz parte do Novembro Negro, mês em que se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, para homenagear Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra contra a escravidão no País. A data também objetiva levar a população a refletir e combater o racismo, a intolerância religiosa, a xenofobia e outras formas de discriminação, que incluem a população indígena e cigana. A iniciativa pela realização do evento na cidade é da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR), em parceria com as demais secretarias da Prefeitura de Guarulhos e entidades da sociedade civil.
Serviço
O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.