O consórcio Limpa Guarulhos, formado pelas empresas MB Limpeza Urbana e Vale Norte, vencedor do processo licitatório para a realização dos serviços de coleta de lixo no município, começará a operar na cidade neste sábado (12).
Assinado em abril, o contrato e prevê coleta domiciliar, limpeza de feiras livres, coleta dos resíduos entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta seletiva em toda a cidade a ser implantada de forma gradativa, ampliação da ação cata-treco, entre outros serviços. O horário da coleta noturna será gradativamente reduzido até que todos os bairros pelos quais os caminhões passam nesse período sejam atendidos até a meia-noite.
“Com o início da nova prestadora Guarulhos será beneficiada com uma maior gama de serviços, como a coleta seletiva, que em breve atenderá toda a cidade, maior frota de caminhões, veículos apropriados para a coleta em áreas de difícil acesso e implantação gradual da coleta noturna até a meia-noite para evitar perturbar o sono das pessoas. Buscamos a excelência na gestão dos resíduos sólidos produzidos no município e agora demos um importante passo nesse sentido”, afirmou o prefeito Guti.
Para o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, a contratação representa uma grande conquista para a cidade. “Graças ao trabalho dos técnicos do Departamento de Limpeza Urbana chegamos a um edital moderno, voltado à realidade da demanda atual e que representa um marco para a cidade, especialmente no que se refere à implantação gradual da coleta seletiva”.
A transição será feita de modo que o atendimento à população não seja afetado. Os dias da coleta nos bairros permanecem sem alteração e podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/coleta-de-lixo-dias-e-horarios.
O contrato tem vigência de um ano, prorrogável por até 60 meses. O consórcio que entrará em operação se dispôs a contratar todos os trabalhadores demitidos pela empresa que está sendo desligada.