Desde o início do projeto Corinthians-Guarulhos, que uniu a marca de um grande clube brasileiro aos objetivos da nova administração municipal, é notório os excelentes frutos, tanto na área esportiva quanto na social. A equipe se sagrou vice-campeã paulista no final de semana e está renovando a imagem da cidade, que sempre foi reconhecida pela vocação esportista. Comandada pelo técnico Alexandre Stanzioni, o time já participou de três competições e em todas chegou à final, com um título e dois vice-campeonatos.
A primeira conquista do time guarulhense foi a vaga na Superliga de vôlei masculino, após vencer a Copa Ouro, disputada no Rio de Janeiro. Com os resultados positivos dentro de quadra, o retorno fora dela foi inevitável e imediato. Em todas as partidas o ginásio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, esteve completamente lotado, uma prova de que Guarulhos abraçou o vôlei.
O time formado por Serginho, Sidão, Rivaldo, Riad entre outros, tem servido de espelho para a categoria de base da modalidade. A equipe masculina e feminina da APROV-Guaru, representante da Guarulhos no voleibol, está em contato com o elenco do Timão diariamente, por conta de também usarem o ginásio da Ponte Grande para treinar e mandar seus jogos durante as competições.
Além disso, o apoio da iniciativa privada foi fundamental. Além do patrocínio da rede de supermercados Nagumo, os jovens jogadores receberam uma doação de uniformes de treino da empresa Decathlon, uma das patrocinadoras do Corinthians-Guarulhos. Na ocasião, cerca de 150 jogadores, do masculino e feminino, foram contemplados com as camisas de treino.
Para o coordenador do vôlei de Guarulhos, José Aparecido, o Zeco, a modalidade só ganhou desde que o projeto Corinthians-Guarulhos teve início. “A procura por testes na nossa equipe masculina aumentou tanto que encerramos as avaliações para este ano. O contato que nossos jogadores têm diariamente com Serginho, Sidão e todo elenco faz a diferença no trabalho”, completou.
Além das camisas, a Decathlon forneceu também isotônicos (suplemento que serve para repor sais minerais e carboidratos) para os atletas da Aprov-Guarulhos.
Ponte Grande restaurada
Em apenas quatro meses, o ginásio Arnaldo José Celeste se tornou referência para a modalidade no país. O novo piso, o mesmo utilizado nos principais ginásios do Brasil, foi uma das grandes revoluções que aconteceram no local. Em junho, a Tecfil e o supermercado Nagumo, patrocinadores da equipe, doaram 110 reatores e mais 110 lâmpadas para o ginásio.
Muito mais do que favorecer atletas e torcedores, a reforma trouxe outro benefício à cidade. Para que aconteçam transmissões televisivas, é necessário que o lugar tenha, no mínimo, 800 lux (unidade de medida utilizada para ver a quantidade de luz presente em um ambiente).
Com o acréscimo dos reatores e lâmpadas, o ginásio da Ponte Grande quase que dobrou esse número para 1500 lux. Prova disso foi a transmissão que o canal Sportv realizou no último sábado, 7, na final do campeonato paulista de vôlei.
Os vestiários foram totalmente restaurados e renovados, salas foram implantadas, como por exemplo, a de fisioterapia. Uma amostra deste processo de transformação foi a visita da seleção brasileira de voleibol masculino ao ginásio, no último mês de setembro. Na ocasião, o local foi escolhido pela comissão técnica do Brasil antes da disputa da Copa dos Campeões, realizada no Japão.
O técnico da Seleção, Renan Dal Zotto elogiou todas as instalações do ginásio da Ponte Grande e afirmou que eles voltarão a usar o local. Dal Zotto afirmou que locais como estes são referência para o esporte e ainda mostrou imensa satisfação em relação ao projeto Corinthians-Guarulhos.
Espaço público reformado, ingressos esgotados, transmissões televisivas em rede nacional, aumento da procura pela modalidade, são alguns dos fatores que tem sido comuns na cidade de Guarulhos desde a existência do Corinthians-Guarulhos. Isto mostra que o projeto está no caminho certo e agora é se preparar para os jogos pela Superliga.