No dia 05/03 (sábado), acontecerá o passeio intitulado de Percurso Modernista em Guarulhos. O objetivo é apresentar construções deste estilo arquitetônico. As inscrições devem ser feitas até o dia 03/03 (quinta-feira) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3380-7772.
A participação é gratuita, pois os eventos do Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio são mantidos por meio de edital público com verba federal e municipal. O objetivo é aproximar o guarulhense com a história local e trabalhar o senso de pertencimento.
O passeio será feito de ônibus, algumas paradas estratégicas devem acontecer em construções da arquitetura moderna como a Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, outros locais apenas serão avistadas as fachadas como o prédio da Transportadora Itapemirim, entre outros. Por fim, deve ser feita uma caminhada pelo Cecap, que é um dos primeiros bairros planejados do Brasil.
Para o diretor geral da AAPAH – Associação do Patrimônio e Arquivo Histórico, Tiago Guerra, a arquitetura moderna teve um feliz capítulo na Cidade de Guarulhos. “Os arquitetos Vilanova Artigas, Niemeyer, Mendes da Rocha deixaram parte do seu legado para a população guarulhense, tanto em prédios particulares, quanto em construções públicas. A tentativa deste novo roteiro é revelar o percurso desse movimento arquitetônico, indicando seus mais relevantes reminiscentes do concreto armado: Cecap. Conselheiro Crispiniano, prédio do Laboratório Ache e UNG”, explica o historiador.
Tiago Guerra também cita alguns exemplares que foram demolidos, como o prédio da fábrica de biscoitos, Duchen. “O cidadão que estiver presente pode ter certeza que encontrará mais um trabalho de qualidade e de fôlego neste novo itinerário da história de Guarulhos”.
O Ponto de Cultura da AAPAH ainda oferece um kit surpresa para quem participar do passeio. Tudo gratuito. Haverá guia de turismo, arquiteta e historiadora para dar todo o embasamento técnico. O local de encontro é o Arquivo Histórico de Guarulhos, que fica na rua Tapajós, 80 – Jardim Barbosa. O ônibus deve sair às 9h, assim é solicitado chegar com antecedência.