A Prefeitura de Guarulhos publicou no Diário Oficial desta terça-feira (12), o edital nº 02/2019-SGE01 referente ao concurso público que oferecerá 50 vagas para o cargo de inspetor fiscal, na Secretaria Municipal da Fazenda. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br, durante o período das 10h do dia 18 de fevereiro às 23h59 de 25 de março.
A oportunidade determina carga de 40 horas semanais. O salário inicial será de 6.042,67, podendo chegar a R$ 15.853,91 (valor composto pela soma do salário base). O aprovado também é beneficiado por ajuda de custo, auxílio-alimentação atualizado, e Gratificação pelo Incremento de Arrecadação – GIA (variável).
Para se candidatar é preciso possuir nível superior em qualquer área de formação; ser brasileiro nato ou naturalizado, ou então, estrangeiro com visto permanente; estar em dia com a Justiça Eleitoral e Serviço Militar; e não registrar antecedentes criminais e outros impeditivos do exercício do cargo público. A taxa de inscrição é de R$ 98,86, porém, pessoas desempregadas são amparadas pela Lei Municipal nº 6.289/2007, e podem solicitar a gratuidade por meio do site da VUNESP.
A prova irá cobrar conhecimentos de língua portuguesa, raciocínio Lógico, informática, direito empresarial, contabilidade, direito administrativo, legislação de tributos municipais, auditoria, e direito penal, civil, administrativo, tributário e constitucional. Para ser aprovado é preciso acertar 60% do total de questões.
Segundo o prefeito Guti, a concretização deste concurso após 20 anos de lutas da categoria pela reestruturação do cargo é um grande passo para tornar a fiscalização tributária mais eficiente. “A cidade ganha muito, pois além de gerarmos mais empregos, o inspetor fiscal garante um retorno mais justo e igualitário da tributação municipal, lutando contra a corrupção e fortalecendo a base de legalidade e responsabilidade que priorizamos”, comentou.
O que faz o Inspetor Fiscal?
Os inspetores fiscais do município são responsáveis pela administração, organização e fiscalização dos tributos e arrecadação da cidade, combatendo às irregularidades e crimes fiscais, além de planejar as metas para a área. Praticando a legislação, o profissional também participa dos processos de controle aduaneiro.