A partir das 15h desta sexta-feira (30) até as 22h de domingo (2), a Prefeitura de Guarulhos disponibiliza o disque-denúncia para crimes eleitorais, por meio do telefone (11) 97311-6300. Como parte da força-tarefa entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias Civil e Militar, o canal tem o objetivo de garantir a lisura do processo democrático e a segurança dos eleitores durante a votação do primeiro turno das eleições 2022.
Por intermédio desse número podem ser denunciadas irregularidades eleitorais, como boca de urna e compra de votos, situações de violência envolvendo militantes, entre outras. O canal deve voltar a funcionar no caso de realização de um segundo turno para escolha de presidente ou governador.
Segurança nas eleições
A fim de assegurar a integridade do processo eleitoral, equipes de segurança também farão o monitoramento dos locais de votação, com rondas da GCM em 69 escolas municipais e da Polícia Militar nas unidades de ensino estaduais e particulares. Além disso, os nove distritos policiais da cidade funcionarão também neste domingo (2), das 7h às 20h.
Nesta semana, agentes policiais estão monitorando campanhas eleitorais e eventos de candidatos para prevenir a compra de votos. Segundo o prefeito Guti, as equipes estão comprometidas em promover uma eleição democrática e limpa. “Contamos com a colaboração dos eleitores e dos candidatos para ajudar o Brasil a celebrar a democracia da melhor forma possível, elegendo com seriedade nossos representantes”, concluiu o chefe do Executivo.