Neste ano o programa Música nas Escolas está com novo formato e oferece aulas gratuitas de iniciação musical a alunos da rede municipal. Voltados a educandos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, os ensinamentos semanais têm duração de uma hora e passam a acontecer nas unidades escolares de forma a atingir um maior número de participantes.
Atualmente o programa atende 23 escolas nos períodos manhã e tarde e duas unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando 102 turmas do Ensino Fundamental.
Vinculado às secretarias de Educação e de Cultura, o programa Música nas Escolas conta com a atuação de músicos da Orquestra GRU Sinfônica. Trata-se de uma ação instituída pela lei municipal 7.751/2019 com o objetivo desenvolver atividades didáticas e pedagógicas semanais em equipamentos educacionais da rede municipal, além de promover eventos artísticos destinados a enriquecer a cultura dos munícipes.
Por meio de aulas coletivas o Música nas Escolas proporciona contato e convívio com a música como parte do cotidiano das crianças e de sua formação enquanto indivíduos, para que possam desenvolver aspectos cognitivos e habilidades, seu relacionamento interpessoal e humano.
Novo formato
A nova estratégia do programa Música nas Escolas foi definida pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), durante encontro de avaliação e replanejamento do programa, e pelo regente da Orquestra GRU Sinfônica, o maestro Emiliano Patarra.
“Observamos que poderíamos alcançar um número maior de crianças se as aulas ocorressem nas escolas durante a semana. Antes elas eram realizadas aos sábados nos CEUs da cidade, mas os responsáveis precisavam se dirigir ao espaço e, muitas vezes, as crianças preferiam participar de outras atividades. A partir de 2023 o programa vem alinhado com a nossa proposta curricular, na qual o foco é o educando”, afirma Fabíola Moreira, responsável pela equipe de formação do Música nas Escolas.
São incontáveis os benefícios para a vida da criança ao aprender música, tais como melhora na coordenação motora, estímulo à concentração e à capacidade de memorização, crescimento das habilidades de leitura e de compreensão de textos e do raciocínio lógico.
“A terça-feira é o dia que eu mais gosto de ir para escola. O professor de música é muito legal, a gente aprende sobre os ritmos, as notas e outras atividades musicais. Quero aprender a tocar bateria”, comenta Felipe da Conceição, de nove anos, aluno do 4º ano da EPG Virgilina Serra de Zoppi, no Parque Primavera.
O Música nas Escolas é uma das atividades que integra o programa Mais Futuro, ação que contribui para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida ao atuar como agente de transformação social da população.