Prefeitura recebe inscrições de deficientes visuais para projeto de práticas educativas para inclusão

0
27

 

Estão abertas as inscrições para deficientes visuais integrarem o projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), da Prefeitura de Guarulhos, que disponibiliza grupo de leitura de obras pelo WhatsApp, treinamento de orientação e mobilidade, soroban (cálculos matemáticos) e aulas de Braille (leitura e escrita). Interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 2414-3685 ou na Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), localizada à rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo.

 

Foto: Márcio Lino/PMG

 

Instituído pela lei municipal 7.881/2020, o Peis tem como objetivo o empoderamento da pessoa com deficiência visual para garantir seus direitos e a convivência em sociedade com maior autonomia, além de prepará-la para o ambiente profissional, ampliando suas possibilidades de atuação. O projeto é uma iniciativa da SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.

 

Grupo de leitura

 

O grupo de leitura online do Peis se reuniu presencialmente nesta quarta-feira (8) na sede da subsecretaria para discutir o último capítulo do livro Extraordinário, da autora R. J. Palacio, o qual relata a vida de um garoto com deformidade facial. O encontro contou também com uma dinâmica de leituras de frases em Braille extraídas da obra.

 

“Esta ação é importante para a socialização dos deficientes visuais, até mesmo acontecendo no ambiente virtual. Eles recebem antecipadamente o áudio do capítulo para que possam ouvir e depois, nas reuniões online às quartas-feiras, comentem o trecho recebido. Muitas vezes relatam fatos que vivenciaram e têm relação com a história”, explicou um dos coordenadores do grupo, o servidor Luís Eduardo Próspero, que é cego e cadeirante.

 

A obra

 

De acordo com a moradora do Jardim Presidente Dutra Jéssica Natane Macedo Araújo, de 32 anos, que participa do grupo, o livro descreve situações de preconceito. “A escola é um dos lugares que mais têm bullying e o sentimento de exclusão é muito ruim. Os pais precisam educar as crianças para aceitarem as diferenças. As pessoas precisam ser gentis e praticar a gentileza”, disse a aluna do projeto.

 

A atividade contou ainda com a participação de um ex-aluno do projeto, o professor da rede municipal Matheus Sandre, que atua como contador de histórias para alunos de até sete anos no CEU Bonsucesso. Ele narrou a obra Somos Todos Extraordinários, a versão infantil do mesmo livro.