A Prefeitura de Guarulhos removeu nesta quarta-feira (13) um barraco na avenida das Margaridas, ao lado da Escola Pastor Peracio Grilli, na Cidade Soberana, onde encontrou entorpecentes e cachimbo de crack. A ação conjunta envolveu o Departamento de Acompanhamento e Controle de Ocupações Irregulares (Dacoi), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Proguaru, que ao final da remoção, realizou a limpeza dos entulhos.
A demolição do barraco aconteceu após várias tentativas frustradas de notificação do responsável pelo local. Segundo o diretor do Dacoi, Waldemar Tenório, a equipe chegou até o endereço após uma denúncia de que havia sido construído um barraco no muro da escola pública. “Após tentar notificar o ‘proprietário’ por diversas vezes, removemos o barraco e para nossa surpresa em seu interior encontramos entorpecentes, que provavelmente, estavam sendo comercializados ali mesmo ao lado da escola pública”, explicou.
O Dacoi é ligado à Secretaria de Justiça e realiza trabalhos de fiscalização preventiva com o objetivo de coibir ocupações irregulares em áreas públicas, áreas de risco e de proteção ambiental. O departamento trabalha em sintonia com outros setores da Prefeitura, como as Secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Assuntos para a Segurança Pública, dependendo do caso.
A população pode ajudar denunciando irregularidades em áreas ou vias públicas pelos telefones 2453-6810 e 2453-6872, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.