A Prefeitura de Guarulhos concluiu nesta quinta-feira (26) ação de limpeza na residência de um acumulador compulsivo, no Jardim das Nações. A ação foi iniciada há três dias por uma equipe do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb) após autorização judicial. Foram retirados de dentro da casa, de aproximadamente 30 m2, 15 caminhões lotados de lixo. Todo o rejeito foi encaminhado ao aterro sanitário.
O trabalho de limpeza foi coordenado pelo Grupo Condutor da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa com Acumulação Compulsiva (Riapac), que possui membros das secretarias de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e de Meio Ambiente.
Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos, explica que o trabalho não demandou apenas o esforço físico, mas também foi emocionalmente impactante para todos. “Assistido por técnicos da Secretaria de Saúde, o morador acompanhou o trabalho aparentando muita tristeza pela situação, o que acabou emocionando também os servidores”, relata Minelli.
A acumulação é um transtorno mental que faz com que a pessoa não consiga se desfazer de objetos que, para a maioria, não apresentam valor, como lixo eletrônico, papéis e jornais velhos, objetos estragados e até lixo comum, deixando a casa inacessível e perigosa para seus habitantes.