Em operação de combate a furto de veículos e receptação, a Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada que atuava em Guarulhos e negociava com desmanches de São Mateus (Zona Leste da Capital). A ação, que aconteceu ontem de manhã, prendeu 20 homens (um menor) e contou com a participação de mais de 200 policiais do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), divididos em 70 equipes.
Os homens atuavam na região central do município. De acordo com o delegado titular do 5º Distrito Policial de Guarulhos, João Alves de Araújo, eles furtavam de 40 a 50 carros por semana. “Os furtadores pegavam daqui [Guarulhos] e levavam para lá [São Mateus]. Tem também os maiores e secundários, que quando não levava o veículo para desmanchar, furtava som, estepe e outros acessórios. E os receptadores compravam os objetos”, explicou. A operação começou no dia 28 de janeiro, quando o 5º DP prendeu, em flagrante, dois furtadores.
“A partir daí, quatro investigadores, diuturnamente foram a campo fazer levantamento dos locais, fotografar residência e autores para que pudéssemos fundamentar um pedido de prisão junto ao judiciá- rio”, afirmou Araújo. Foram expedidos 34 mandados de busca e apreensão, e 25 de prisão temporária, cumpridos ontem. “É o resultado de um trabalho de integração, inteligência, mostrando a força da Polícia Civil no combate às organizações criminosas”, disse o delegado seccional, Adilson da Silva Aquino.
Homens “levavam em 60 segundos”
Segundo Aquino, a Operação foi batizada de “60 Segundos”, em razão da rapidez com que os presos atuavam. “Eles colocavam um módulo no carro, subtraiam esse veículo e levavam para os desmanches”, comentou.
Além dos 20 presos, 13 veículos foram apreendidos. Durante a investigação foram recuperados 14 carros. Restaram mais dois foragidos.
“Iremos perseguí-los até o cumprimento do mandado de prisão”, concluiu Araújo.
Fonte: Folha Metropolitana