Os 65 formandos da primeira turma de medicina da faculdade Uninove de Guarulhos, que colaram grau na última segunda-feira (19) no auditório do campus Liberdade, em São Paulo, fizeram estágios em departamentos da Secretaria da Saúde de Guarulhos graças a uma parceria firmada entre a instituição de ensino e a municipalidade.
A primeira turma, de cem alunos, foi dividida em quatro equipes. Elas começaram pela atenção primária, depois atuaram nas áreas de vigilância em saúde e na regulação, que são departamentos administrativos ligados à assistência de saúde pública, além da ouvidoria, da urgência e emergência (Samu), do Ceresi (Centro de Referência à Saúde do Idoso) e da área laboratorial.
Ao final do estágio os alunos falaram sobre suas experiências e deram sugestões para aprimorar o atendimento da saúde pública em Guarulhos. Tratou-se de uma troca de experiências entre os universitários e o serviço de saúde que visa a modernizar cada vez mais a assistência da saúde pública para todos os cidadãos.
Há uma expectativa de que parte desses futuros médicos faça parte do quadro de profissionais da Prefeitura. Após a formatura da turma 2023 o número de vagas ofertadas subirá para 200 por semestre. Todo o trabalho de coordenação do estágio é realizado pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde de Guarulhos.