Durante fiscalização do Procon Guarulhos em um supermercado da Vila Augusta, nesta quinta-feira (24), foram constatadas diversas situações em desacordo com a legislação (Código de Defesa do Consumidor) como produtos vencidos, mercadorias sem informação de data de vencimento, itens sem preço ou com o preço apresentado no caixa divergente do da gôndola, além de diversos gêneros alimentícios impróprios ao consumo. A operação resultou na lavratura do auto de constatação pelo órgão de defesa do consumidor, que também irá lavrar o auto de infração, e na condução dos responsáveis pelo estabelecimento comercial à delegacia para prestar esclarecimentos.

Entre os produtos impróprios para consumo encontrados na unidade Vila Augusta do Lopes Supermercados estavam 104,9 quilos de carnes diversas, 13,6 quilos de frios e embutidos, 43,9 quilos de pães e similares, que foram descartados no local. Também foram encontrados leites com o prazo de validade vencido.
Desenvolvida pelo coordenador do órgão, Maurício Júnior Hora, junto à equipe de fiscais, com o apoio do Policiamento Municipal, a ação foi motivada por denúncias de consumidores. “Este tipo de ação tem como objetivo empoderar a população que muitas vezes tem seus direitos desrespeitados. A missão desta nova gestão do Procon é garantir que os direitos dos consumidores de Guarulhos sejam efetivamente cumpridos”, disse o coordenador.