Cores vibrantes transformaram os muros da EPG Siqueira Bueno. A fachada da unidade escolar foi pintada em forma de painéis com traços do artista plástico cearense Romero Britto, colorindo a rua na qual a escola está localizada, no Jardim Vila Galvão. A ação, que faz parte do Projeto “Todos pela Paz, Cultivando Valores”, tem por objetivos a interdisciplinaridade de saberes e o ciclo de formação humana, entre outros.
Com o intuito de ampliar progressivamente o repertório cultural dos alunos, a unidade escolar desenvolve o projeto de artes semestralmente, valorizando a diversidade cultural de artistas brasileiros de diferentes linguagens, como as artes plásticas e a música. Entre os artistas, cujas obras foram destaques durante o projeto, estão Tarsila do Amaral, Romero Britto, Aldemir Martins, Vinicius de Moraes, Toquinho e Adoniran Barbosa.
Este ano, o projeto Romero Britto volta à tona na pintura artística, em forma de painéis pintados no muro da escola. Cada painel tem um significado especial, que dialoga com as impressões, sensações e valores desenvolvidos no currículo escolar. Com a intensa participação dos alunos, a iniciativa marcou ainda o protagonismo estudantil que tem sido fundamental em todo o processo, assim como a de todos os profissionais da equipe escolar.
A paixão por Romero Britto diante de diversas releituras encantou os alunos, por sua beleza e colorido em seu traçado. Um dos pontos fortes que revela o projeto é o painel de entrada da escola, o famoso “Abraço”, representando o acolhimento.
A diretora da escola, Márcia Bueno, agradeceu em nome de toda equipe o trabalho desenvolvido nos muros da escola. “A execução desse sonho só foi possível graças ao repasse de recursos da Prorede que recebemos anualmente. Destacamos os artistas Eduardo Rosa de Souza e Leonardo Mendes de Souza, que realizaram com excelência e dedicação o trabalho que lhes foi confiado. Agradecemos ainda a Wellington Soares da Silva Parreira, da empresa contratada para o serviço. Foi um belo trabalho realizado”, destaca a diretora.