Já estão em andamento as inscrições para quem quiser conduzir a tocha olímpica no trajeto que o símbolo da competição fará por Guarulhos. Para se candidatar, os interessados devem se cadastrar no site dos patrocinadores do evento, que será realizado no Rio de Janeiro, no próximo ano: https://issoeouro.cocacola.
A passagem da pira olímpica por Guarulhos foi definida neste mês de setembro. O trecho por onde ela passará na cidade, assim como a data exata, será anunciado pelo Comitê Organizador posteriormente. Um grupo de trabalho criado pela Prefeitura está em tratativas com representantes pela organização do evento para acertar os detalhes do roteiro pelo município.
O Brasil se tornará o primeiro país da América do Sul a sediar as competições olímpicas. Iniciadas em 1896, os Jogos Olímpicos da chamada Era Moderna terão sua 32ª edição no Rio 2016. Ao todo, está prevista a participação de mais de 10 mil atletas originários de 204 países. As provas serão realizadas em 42 modalidades, com um total de 306 medalhas em disputa.
Até chegar ao Rio para a abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto, a pira olímpica percorrerá 250 cidades brasileiras, em uma rota terrestre de cerca de 20 mil quilômetros. Como já é tradição, a tocha olímpica será acesa em Olímpia, na Grécia, de onde sairá com destino ao Brasil no dia 27 de abril. Ela inicia o trajeto pelo País por Brasília, no dia 3 de maio.
Tradição milenar
A origem dos Jogos Olímpicos remonta à Grécia Antiga, onde foram criados há cerca de 2.500 anos. Naquele período, foram disputadas aproximadamente 300 edições, interrompidas depois da invasão dos romanos. Segundo a mitologia, os Jogos surgiram pelas mãos de Hércules, para homenagear seu pai, Zeus. O herói mitológico teria plantado a oliveira de onde seriam colhidas as folhas para emoldurar a coroa concedida aos vencedores.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos