A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Guarulhos afirma que o restaurante escola da praça Getúlio Vargas, no antigo prédio da Câmara de Vereadores, no Centro, está funcionando normalmente, mas não foi o que o jornal Guarulhos Hoje encontrou.
No local, estava em funcionamento apenas o Procon (Programa de Defesa do Consumidor), já que o prédio do órgão foi atingido por um incêndio em julho deste ano, e ainda não foi liberado para o retorno.
Um guarda civil que estava no prédio confirmou que o restaurante escola não está em operação, que deixou o prédio para ser usado pelo Procon.
O vereador Gilvan Passos (PSDB) criou um projeto para que o antigo prédio da câmara seja transformado em consultórios de atendimento médico para crianças, mas a Secretaria de Saúde não chegou a considerar esta possibilidade, pois não acha que o local é apropriado a isso.
De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, o restaurante escola começou a funcionar em 2012, e seriam oferecidos no local cursos de qualificação profissional que formam pessoas para trabalharem em restaurantes, lanchonetes, cafés, hotéis, buffets e outros.
Diz ainda que atualmente oferece aulas três vezes por semana, e que a partir de 2016 os cursos devem ser ministrados diariamente.
Os cursos, que deveriam funcionar em sistema de rodízio no espaço, seriam de técnicas de pizzaiolo, confeitaria, técnicas de cozinha, garçom e garçonete e culinária para buffet.
Desde 2012, em torno de 200 pessoas por ano são beneficiadas pelos cursos, além dos eventuais, que são os alunos do Projeto Tear, da Secretaria de Saúde, e apoio estrutural ao Festival Gastronômico Sabores de Guarulhos, realizado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura.
Fonte: Guarulhos Hoje