O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) registrou uma redução de aproximadamente 73% nos casos de furto de água em Guarulhos neste ano. Segundo a autarquia, de janeiro a julho, foram registradas 96 irregularidades. No mesmo período do ano passado foram 348.
Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
O Saae diz que atua fortemente na questão de controle e redução de perdas de água. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2014, o município reduziu o índice de perdas totais de 51,06% (em 2000) para 28,30%, ficando abaixo da média nacional.
No Saae existe um programa de busca permanente de ligações clandestinas. Segundo o serviço, são realizadas, em média, 1.500 vistorias por mês em busca dessas situações e sendo eliminadas assim que detectadas. Hoje, o percentual de fraudes encontradas está em torno de 5%; no começo do programa, há cerca de cinco anos, esse percentual já foi de quase 15%.
Entretanto, na região metropolitana este número aumentou. Segundo Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), número de irregularidades identificadas na Grande São Paulo subiu 34%. De janeiro a maio de 2016, foram 9.428 casos, contra 7.012 em 2015.
Reportagem: Gustavo Druzian
Fonte: Guarulhos Hoje