O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Regional Guarulhos vai sediar na próxima semana o Curso Nacional de Formação de Motociclista Socorrista, com instrutores do Ministério da Saúde, entre eles, o enfermeiro Alberto Moreira Leão, do Samu Guarulhos. Profissionais de assistência pré-hospitalar de vários estados e municípios do País estarão na cidade para participar do treinamento, que será realizado na base da rua Cavadas nº 563 (Vila São João), de 4 a 8 de dezembro, das 8 às 18 horas.
Dentre as cidades que estarão representadas no curso estão Pelotas (RS), Poços de Caldas (MG), Teresina (PI), além de cidades do Estado de São Paulo, como Guarujá, São Bernardo do Campo, Santo André, Itaquaquecetuba, Mauá, São Carlos, Itanhaém e Bertioga. Além disso, a formação contará com a participação de integrantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem) e Grupo de Trabalho de Urgência e Emergência Hospitalar.
Realizado pelo Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências do Estado de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente e Núcleo de Educação em Motociclismo e Trânsito do Samu Guarulhos, o curso terá carga horária de 60 horas. Conforme explicou o coordenador médico do Samu Guarulhos, Helder Takeo Kogawa, essa formação é uma exigência do Ministério da Saúde para o processo de habilitação dos futuros motociclistas socorristas.