No aniversário de Guarulhos, 8 de dezembro, às 19h, o palco do Teatro Padre Bento recebe a peça Enoch Arden. O espetáculo, com entrada gratuita, conta a história de um homem que abre mão da própria felicidade em favor de sua esposa e filhos.
Com direção de Márcio Aurélio, texto de Alfred Tennyson e música de Richard Strauss, Enoch Arden é um melodrama para narrador e piano escrito em 1897 para o poema narrativo do poeta inglês Sir Alfred Tennyson. A montagem da Cia. Razões Inversas é interpretada pelo ator Paulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves.
Para esta encenação foi realizada uma nova tradução da obra, mantendo o texto integral, uma vez que todas as traduções e apresentações anteriores produzidas no Brasil foram a partir de uma versão bastante reduzida da obra.
Sinopse
O herói do poema, o pescador que virou marinheiro mercante Enoch Arden, deixa sua esposa Annie e três filhos para ir ao mar com seu antigo capitão, que lhe oferece trabalho depois que ele perdeu o emprego devido a um acidente. Refletindo a visão masculina do herói sobre o trabalho e as dificuldades para sustentar esposa e filhos, Enoch Arden deixa sua família acreditando assim servi-los melhor como marido e pai.
No entanto, durante sua viagem, Enoch naufraga em uma ilha deserta com dois companheiros. Ambos morrem, deixando Arden sozinho. Esta parte da história é uma reminiscência de Robinson Crusoé, romance de Daniel Defoe. Enoch permanece perdido e desaparecido por mais de dez anos.
Ao retornar para sua casa após esse período, ele encontra sua mulher num novo casamento, com seus filhos sob os cuidados de seu antigo amigo e rival amoroso da juventude. Enoch esconde sua identidade e decide jamais revelá-la enquanto estiver vivo para não comprometer a felicidade dos filhos e de sua, agora, ex-mulher.
Trata-se de uma história de amor incondicional, na qual o homem abre mão de sua própria felicidade em favor da de sua esposa e filhos.
Serviço
O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.