Cerca de 900 alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Felix Porto, no Parque das Nações, região do Pimentas, participaram da primeira edição do programa ‘Trabalhando na Escola’, realizado nesta sexta-feira, dia 26, pela Secretaria do Trabalho.
Entre outros objetivos, a iniciativa visa estimular jovens estudantes da rede pública a escolherem uma profissão e a iniciarem um curso superior após a conclusão do ensino médio.
A ação também fomenta a inserção dos jovens no mercado de trabalho, ressaltando a importância da qualificação profissional. Durante o evento, a Secretaria do Trabalho emitiu cerca de 100 Carteiras de Trabalho.
Atividades
A secretária do Trabalho, Telma Cardia, destaca a relevância social do programa. “Essa atividade auxilia os adolescentes a ampliarem seus horizontes, além de prepará-los, por exemplo, para participarem de uma entrevista de emprego”, disse.
Em parceria com instituições de ensino superior e empresas que atuam no ramo de qualificação profissional, estágio e administração de recursos humanos, o ‘Trabalhando na Escola’ promoveu palestras sobre o mercado de trabalho, cadastro para estágios, testes vocacionais, sorteio de bolsas de estudo e distribuição de brindes.
Elogiando os professores e parabenizando a iniciativa da Prefeitura, o diretor da escola, Marcelo Fernandes, afirma que a ação desperta nos alunos a necessidade de eles se dedicarem mais aos estudos. “Este é o caminho para conquistar uma vaga em faculdade pública, e ter um bom emprego. Esses jovens têm enorme potencial, nosso trabalho é lapidá-los”, declara.
Para o professor Pedro Russo Neto, os trabalhos realizados pela Prefeitura em prol da comunidade são bem vindos. “A ação da Secretaria, em conjunto com a escola e os professores, ajuda os jovens a refletirem sobre seu futuro”, comenta.
Por fim, Telma agradeceu o apoio da direção da escola e dos parceiros. “Notamos os alunos focados e dedicados às atividades. Isso é fruto do bom trabalho realizado pelo diretor, coordenador e professores”, encerra.
Outras escolas públicas com turmas do ensino médio devem receber ação Trabalhando na Escola ao longo do ano.