Havia um tempo que a maioria das residências possuía um único computador de mesa, assiduamente disputado por todos os moradores da casa e que dividia os recursos de desempenho e armazenamento entre todos os seus usuários.
Atualmente, graças à popularização dos notebooks, portáteis, multifuncionais e dinâmicos, é muito raro não encontrar quem ainda não possua seu computador pessoal. Existem diversos modelos e diferentes configurações que atendem às mais variadas necessidades, do trabalho aos jogos
Para que notebook trabalhe de forma rápida e eficiente, o modelo escolhido precisa de uma boa configuração e hardwares que possibilitem sua boa performance. Mas os usuários também podem seguir uma rotina simples de bons hábitos que deixam a máquina ainda mais ágil. Confira!
Faça limpezas periódicas em seu notebook
Durante sua utilização, principalmente navegando pela internet, o sistema operacional do notebook armazena uma série de registros temporários que ficam salvos na memória, como por exemplo, arquivos temporários e cookies.
Quando esses arquivos se acumulam, além de tomar espaço do HD (disco rígido), consomem também a memória RAM. Por isso, é aconselhável realizar varreduras e limpezas periódicas. Existem programas que podem ser instalados exclusivamente para essa finalidade, como o Advanced System Care e CCleaner.
Faxinando a área de trabalho
Todos os arquivos e programas salvos na área de trabalho colaboram para a lentidão da inicialização do sistema operacional do notebook, já que devem ser sempre carregados para ser exibidos. Evite essa prática, armazenando seus arquivos em pastas.
Desinstale o que puder
Quanto menos programas instalados no notebook, mais espaço no HD e na memória RAM estarão disponíveis para o sistema realizar suas tarefas. Não acumule programas e aplicativos ociosos e desinstale tudo que não for utilizar com frequência.
Esvaziando a barra de ferramentas e inicialização de programas
Sempre que baixar um novo programa, preste atenção durante sua instalação. Você pode, geralmente, optar por não salvar o programa na barra de ferramentas, e também decidir por não o inicializar automaticamente quando o notebook é ligado.
Essas duas medidas vão acelerar o desempenho de sua máquina, principalmente quando for ligá-lo.